Gestão e download de NFe, CTe, XML e DANFe. Teste grátis por 7 dias!

Gestão

Como contratar um funcionário e acertar em cheio?

Saiba como proceder nesse momento tão importante

O sucesso de uma companhia está diretamente ligado à qualidade de sua equipe. Porém, nem todas elas sabem como contratar um funcionário da maneira certa, decisão que é mais complicada do que pode parecer.

São muitos detalhes, características e comportamentos a se analisar, o que torna a escolha crucial para o futuro da empresa a curto, médio e longo prazo, ou seja, o impacto é bem sério.

Vamos conhecer dicas que ajudam diretamente os recrutadores e gestores a selecionar os melhores funcionários do mercado de trabalho e que, assim, são capazes de melhorar exponencialmente os resultados da empresa!

Como contratar um funcionário que realmente faça a diferença para o negócio?

Ao fazer uma seleção mais minuciosa e assertiva, a tendência é a de contratar pessoas que tenham potencial de revolucionar a empresa e suas atividades diretamente!

  • Defina precisamente o cargo que você procura. A qualidade do profissional escolhido está diretamente relacionado ao que você precisa na empresa. Saiba exatamente qual é a função procurada para que os candidatos pela vaga estejam o mais próximo possível do perfil solicitado.
  • Peça ajuda para um profissional da área. Se você precisa de mais alguém para a equipe de marketing, nada mais justo do que conversar com quem já trabalha nessa área em sua empresa para entender quais são os requisitos ideais e, assim, aumentar as chances de contratar funcionários realmente capazes de ajudar nos resultados da empresa.
  • Considere indicações dos funcionários ou gestores. Além de ter a opinião de uma pessoa que você já conhece e faz parte da equipe, o processo pode ser agilizado, já que basta solicitar o contato do candidato em questão. Porém, é preciso ter muito cuidado com
  • Não olhe apenas por quem está à procura de uma colocação profissional. Pode ser que os melhores candidatos já estejam empregados no momento, seja em uma empresa parceira ou mesmo uma concorrente. Pense fora da caixa e considere também essas pessoas.
  • Use o LinkedIn. Além da rede social poder ajudar a acabar com os problemas de comunicação nas empresas, ela também é ótima para encontrar bons profissionais. Analise seus perfis, competências e recomendações para ter uma boa ideia acerca daquele candidato.
  • Escolha a pessoa certa para conduzir a entrevista. Ter a pessoa errada à frente do processo seletivo pode fazer com que bons candidatos não sejam avaliados da melhor maneira. O ideal é que um profissional especialista na área da vaga participe e dê seu parecer sobre cada entrevistado.
  • Esteja pronto para pagar um bom salário… Profissionais de ponta merecem ganhar um salário maior. Sua contribuição para a empresa pode exceder em muito o valor investido, por isso saiba que é necessário preparar o orçamento para poder contar com os melhores em suas respectivas áreas.
  • … Mas também tome cuidado com isso. O intuito de trabalhar em sua empresa não deve ser puramente financeiro. Caso contrário, uma nova proposta com melhor salário pode fazer com que ele deixe a companhia em pouco tempo. É claro que ele não estará atrelado para sempre à sua companhia, mas atente-se a um interesse demasiado na remuneração.
  • Anuncie a vaga nos lugares certos. Quem quer saber como aumentar o lucro da empresa com a contratação precisa saber onde procurar. Além do LinkedIn, uma boa pedida são os grupos de WhatsApp voltados a determinadas profissões. Por exemplo, divulgar uma vaga de RH em um grupo do assunto aumenta as chances de encontrar um bom candidato.
  • Pense na possibilidade de flexibilizar a jornada ou modelo de trabalho. Às vezes, o candidato ideal mora no outro lado do país. Nesses casos, analise se vale a pena (e se é viável) oferecer um modelo como home office, por exemplo. Se a questão for alguma incompatibilidade de horário, pense também no que pode ser feito, pois a empresa tem muito a ganhar com isso.
  • Mostre ao candidato que ele será importante para a empresa. Quando se fala sobre contratar funcionário, é normal pensar na remuneração de imediato, mas muitos profissionais querem se sentir valorizados e perceber que são fundamentais para o planejamento da empresa. Deixar isso claro pode ajudar na contratação dos melhores.
  • Pense em diferentes modalidades de emprego. Pode ser que um candidato consiga ajudar mais a empresa como freelancer do que como colaborador efetivamente contratado. Analise cautelosamente as possibilidades e veja qual é a melhor para a companhia.
  • Considere também as soft skills. Além das hard skills (habilidades técnicas), as soft skills (habilidades comportamentais) são essenciais na escolha de um novo colaborador, já que dirão muito a respeito de como ele lidará com a empresa e os demais profissionais. Não veja apenas a parte acadêmica do currículo, mas também o perfil pessoal do candidato.
  • Cuidado com as despesas. Ao contratar funcionário, você terá um custo adicional na empresa. Analise cautelosamente as despesas fixas e variáveis para saber se aquele é o momento ideal para a contratação ou se é melhor esperar mais um pouco.
  • Invista em uma boa adaptação. Depois de contratado, é importante que o colaborador se adapte bem ao espaço, às pessoas e à cultura da empresa. Ajude-o neste processo e permita que ele demonstre todo o seu potencial o mais rápido possível.

Saiba contratar funcionários e desfrute de seu máximo potencial!

Não é fácil encontrar um bom candidato, ainda mais aquele que tenha as características procuradas, mas esse é um processo fundamental para o crescimento da sua empresa.

Saber contratar funcionários é algo que leva tempo e experiências negativas, como contratações que não deram certo, mas com o passar dos meses e anos você conseguirá entender melhor como o processo funciona.

Mesmo com tantos desafios, é fato que quem deseja saber como aumentar a produtividade e o faturamento da companhia terá que, mais cedo ou mais tarde, procurar por novos talentos para complementar o time.

Assim como o GeminusCare é o software ideal para a gestão da sua empresa, saber como contratar um funcionário também faz toda a diferença. Busque masterizar esse processo e veja como a companhia só tem a ganhar no futuro próximo e distante!

Related posts
GestãoProdutividade

Como acabar com os problemas de comunicação nas empresas?

FinanceiroGestão

Como aumentar o lucro da empresa? Confira as melhores dicas!

FinanceiroGestão

Despesas fixas e variáveis: qual é a diferença?

FinanceiroGestão

Como reduzir custos na empresa? Confira 6 dicas simples

Inscreva-se em nossa Newsletter e
fique informado

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *