Gestão e download de NFe, CTe, XML e DANFe. Teste grátis por 7 dias!

FinanceiroGestão

Como reduzir custos na empresa? Confira 6 dicas simples

Aprenda como economizar em sua companhia de maneira saudável e sustentável!

Se perguntarmos a 100 gestores ou diretores de empresas se eles se interessam em saber como reduzir custos na empresa, é provável que os 100 respondam positivamente, já que isso pode aumentar a margem de lucros da empresa, o que é muito positivo.

Porém, por maior que seja este interesse, nem sempre se sabe como proceder para reduzir os custos da companhia, o que leva tais profissionais a se sentirem em dúvida a respeito do assunto.

Para ajudar sua companhia, nós separamos as melhores dicas de redução de custos para colocar em prática a partir de hoje. Assim, os números poderão mostrar a eficiência de cada uma das iniciativas!

Dicas de como reduzir custos na empresa

Se todas essas dicas forem aplicadas em conjunto, os resultados ficarão ainda mais nítidos, principalmente a médio e longo prazo!

1 – Mude de ponto comercial

A localização do imóvel é um fator que influencia diretamente no valor que é cobrado por sua locação. É possível encontrar espaços do mesmo tamanho ou até maiores por preços bem mais baixos quando se opta por diferentes regiões.

Ao analisar a viabilidade da mudança de ponto comercial, você tem em mãos uma alternativa de como reduzir custos fixos na empresa, já que o aluguel sempre está no orçamento, independentemente da produtividade da companhia naquele mês.

Se sua empresa não abre mão da região em que está atualmente, outra alternativa é procurar por um ponto comercial no mesmo bairro ou rua. Às vezes, é possível economizar centenas ou até milhares de reais sem precisar se mudar para longe.

2 – Reduza os custos com fornecedores

Seja em maior ou menor grau, sua companhia precisa de fornecedores, e procurar por novos é uma bela alternativa para reduzir as despesas a curto, médio e longo prazo.

Na gestão de micro e pequenas empresas, toda pequena economia conta, já que o faturamento é menor, mas a mudança de fornecedores impacta até mesmo naquelas de maior porte.

Muitas vezes, a falta de procura por um novo fornecedor se dá pela fidelidade da mesma empresa, que já é uma parceira de longa data, mas isso não deve invalidar a procura por novos fornecedores, seja para trocar ou mesmo para negociar melhores condições com o atual.

3 – Mude as estratégias de marketing

Quem quer saber como reduzir custos na empresa não pode (e nem deve) cortar os custos com marketing, já que essa é uma forma de conseguir novos clientes e também de manter aqueles que já compram produtos ou contratam serviços da sua companhia, mas vale a pena procurar por novas estratégias.

Um destaque fica por conta do marketing digital, iniciativa que pode ser adotada por companhias de todos os portes e segmentos e trazer resultados significativos mediante um investimento relativamente pequeno em relação às demais.

Isso pode ser feito através de links patrocinados no Google ou anúncios nas redes sociais, por exemplo, que permitem atingir pessoas que estão geograficamente próximas e cujo perfil seja adequado ao que a companhia oferece.

Além disso, é possível mensurar os resultados com total eficiência no marketing digital, de modo a analisar o que é viável para, assim, aumentar os investimentos no que trouxe um melhor retorno.

4 – Gerencie melhor o seu tempo

De acordo com um estudo da International Stress Management Association Brasil (ISMA-BR), nosso país é o segundo do mundo em que as pessoas estão mais estressadas, perdendo apenas para o Japão, e um dos maiores motivos pode ser justamente a ausência da gestão de tempo.

À primeira vista, pode parecer que não há como reduzir custos na empresa com a gestão de tempo, mas isso é perfeitamente possível, já que quem não se organiza fica à mercê do passar das horas.

Adote iniciativas de gestão de tempo, seja através de aplicativos, técnicas tradicionais ou através de testes do que funciona melhor para você. Assim, o resultado será visto em sua concentração e nos resultados obtidos através de seus esforços, que serão consideravelmente melhores.

Como diz o ditado, geralmente creditado a Benjamin Franklin, tempo é dinheiro, algo que se torna cada vez mais nítido nos dias de hoje.

5 – Pondere a contratação de um seguro

Não basta apenas saber como reduzir custos fixos na empresa, já que os variáveis também são importantes, principalmente aqueles que pegam de surpresa, como é o caso de assaltos, desastres climáticos e outras ocorrências que levam a grandes prejuízos.

Quando a empresa não está preparada para essa situação, pode levar muito tempo até que ela se recupere, algo que, inclusive, pode fazer com que ela se depare com problemas sérios e, em casos extremos, até mesmo à falência.

Por isso, vale a pena considerar a contratação de um seguro, o qual se converterá em uma nova despesa fixa, é verdade, mas ajuda a empresa a evitar maiores prejuízos através de uma iniciativa de gestão de riscos financeiros. Afinal, como diz outro ditado, é melhor prevenir do que remediar.

6 – Invista em um software de gestão fiscal

O setor fiscal é muito importante para qualquer companhia, e mantê-lo organizado ajuda a evitar prejuízos e até mesmo crimes fiscais, o que é ainda mais sério. Por isso, um software de gestão pode ajudar muito com essa necessidade.

Ao ter todas as notas fiscais organizadas, o setor responsável otimizará sua produtividade e poderá atuar com maior eficiência, além de fazer com que a companhia tenha à sua disposição todas as notas fiscais de que precisa.

Seu uso é simples e o investimento é pequeno quando comparado aos benefícios apresentados, o que coloca essa como uma das principais dicas para reduzir custos operacionais e, assim, ter melhores resultados.

Reduza consideravelmente os custos em sua empresa!

Ao colocar as iniciativas citadas em prática, será possível perceber como as despesas diminuirão de maneira gradual, o que permite à companhia aumentar sua margem de lucros e, assim, ter uma melhor saúde financeira.

Não perca tempo e aplique todas as dicas em sua companhia. Da mudança de ponto comercial à negociação com novos fornecedores e à contratação do GeminusCare como seu software de gestão fiscal, você verá como reduzir custos na empresa está muito mais perto do que imaginava!

Related posts
FinanceiroMotivação

O sucesso financeiro é possível! Saiba como conquistar

Gestão

Como contratar um funcionário e acertar em cheio?

GestãoProdutividade

Como acabar com os problemas de comunicação nas empresas?

FinanceiroGestão

Como aumentar o lucro da empresa? Confira as melhores dicas!

Inscreva-se em nossa Newsletter e
fique informado

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *