Gestão e download de NFe, CTe, XML e DANFe. Teste grátis por 7 dias!

Motivação

Como ser um empreendedor de sucesso? Confira 7 dicas práticas

Saber quais são os passos a se seguir é essencial para chegar onde deseja!

Empreender é algo que faz cada vez mais parte do brasileiro, que está disposto a passar por essa jornada para alcançar seus sonhos e objetivos, mas nem todos sabem como ser um empreendedor de sucesso, ou ao menos o caminho que deve ser percorrido.

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2018, 52 milhões de brasileiros estavam envolvidos com algum tipo de atividade empreendedora naquele ano, o que equivale a aproximadamente 24% da população.

A concorrência está grande, ou seja, é importante se planejar e agir com assertividade para conquistar seu espaço no mercado. Confira o que você pode começar a fazer a partir de hoje em prol do seu sucesso!

Melhores dicas para ser um empreendedor de sucesso

É sabido que a trajetória tem seus desafios e que não é tão simples alcançar os resultados desejados, mas uma coisa é certa: quanto antes você começar, mais rápido poderá chegar!

1 – Empreenda naquilo que você acredita

Não há dúvidas de que o empreendedorismo é uma atividade procurada com o intuito de ganhar dinheiro, mas este não deve ser o único objetivo. É preciso que você sinta, dentro de sua mente, que o negócio realmente pode dar certo.

Pense em ideias, projetos e planos que fazem sentido para você e também lhe agradam. Isso não quer dizer que não há como se tornar um empreendedor de sucesso em áreas que não sejam suas favoritas ou que não lhe causem entusiasmo, mas é certo que isso será mais difícil.

2 – Pesquise e entenda sobre aquele mercado

Empreender não deve ser como dar um tiro no escuro. Se você deseja ingressar em um respectivo mercado, seja qual ele for, é de suma importância ter o máximo de informações possível para planejar suas ações.

Procure saber como ele se comporta, quais são os desejos do público-alvo, do que eles sentem falta do mercado e o que os levaria a investir no produto ou serviço oferecido por seu negócio. Assim, será possível tomar decisões bem melhores.

3 – Prepare-se para não lucrar nos primeiros meses

Se você já parou para pensar como ser um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro e pensou que isso fosse impossível, felizmente está errado, embora a questão financeira deva ser muito bem pensada.

De acordo com a pesquisa “Demografia das Empresas”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 733,6 mil empresas abertas em 2010, aproximadamente 456,4 mil (62,2%) já tinham fechado suas portas em 2015.

Um dos maiores motivos para isso é o fato de que o negócio costuma trazer prejuízo nos primeiros meses, até que o dinheiro que entra é capaz de pagar as contas e, depois de mais um tempo, começa a lucrar.

Esteja ciente e prepare seu orçamento para conseguir lidar com os primeiros meses do negócio, que naturalmente são mais difíceis. É necessário passar por essa etapa para atingir o sucesso que você deseja.

Veja também: Como aumentar o lucro da empresa? Confira as melhores dicas!

4 – Invista em uma comunicação com excelência

Os problemas de comunicação nas empresas não são raros e podem trazer sérios prejuízos. De acordo com um relatório da Holmes, o custo cumulativo por colaborador por ano causado pela perda de produtividade em decorrência de barreiras de comunicação é de US$ 26.041.

Isso mostra que é possível ter sérios problemas financeiros quando o assunto não é administrado da maneira certa. Quem quer saber como ser um empreendedor de sucesso deve se comunicar com excelência com sua equipe e também com o público, principalmente por ser um negócio novo e até então desconhecido.

5 – Pense também a longo prazo

Quando se deseja saber como se tornar um empreendedor de sucesso, é comum pensar apenas no curto prazo, ou seja, naquilo que está prestes a acontecer dentro de algumas horas ou dias. Porém, o longo prazo também é fundamental.

Pelo menos uma vez na semana, separe um período de tempo para pensar naquilo que fará a diferença para o seu negócio a longo prazo, como treinamentos e engajamento com a comunidade, o que valerá muito a pena para seu sucesso.

Se você não consegue se organizar tão bem, então vale a pena conhecer bons apps de produtividade e escolher aqueles que melhor se adequam às suas necessidades e preferências.

6 – Mantenha o foco nas recompensas

Pode até parecer um pouco clichê, mas seja para quem quer saber como ser um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro ou para quem tenha a possibilidade de investir quantias mais altas, é fundamental se manter concentrado nas recompensas.

É essencial compreender que essa jornada é um experimento e que os desafios virão, mas que tudo deve ser encarado com a cabeça erguida, já que os potenciais resultados são uma vida financeira estável e o sucesso para a sua companhia, entre outros benefícios.

Ao manter sua mente fixa no objetivo, mesmo com as dificuldades que provavelmente chegarão, você estará pronto para enfrentar o que precisar.

7 – Invista em marketing

Por último, mas não menos importante, você deve investir em marketing para que a empresa possa crescer mais rapidamente, atingir seu público-alvo e fazer com que o negócio seja bem-sucedido.

Mesmo que a companhia ainda não tenha um bom faturamento, o que provavelmente é verdade, em especial no início, é necessário torná-la conhecida por parte do público, pois é justamente ele que fará o orçamento melhorar.

Entre tantas vertentes interessantes, vale a pena citar o marketing digital, que de acordo com uma pesquisa da McKinsey, ainda está em seu estágio inicial em 80% das empresas, ou seja, a concorrência não deve estar tão avançada neste quesito.

Comprove como ser um empreendedor de sucesso pode ser realidade!

A jornada empreendedora é complicada, em especial para quem a enfrenta pela primeira vez, mas os benefícios em potencial são excelentes e estão geralmente além daquilo que pode ser atingido quando não se é dono do seu próprio negócio.

Aplique todas as dicas citadas e conte com o auxílio de um software de gestão fiscal como o GeminusCare desde os primeiros passos da sua empresa. Assim, você sentirá na pele como ser um empreendedor de sucesso vale a pena!

Related posts
FinanceiroMotivação

O sucesso financeiro é possível! Saiba como conquistar

Motivação

11 frases motivacionais curtas para melhorar o seu dia (com reflexões)

Inscreva-se em nossa Newsletter e
fique informado

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *